| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Columbiformes |
| Família: | Columbidae |
| Leach, 1820 | |
| Subfamília: | Columbinae |
| Leach, 1820 | |
| Espécie: | P. speciosa |
A pomba-trocal é um Columbiforme da família Columbidae.
Seu nome científico significa: do (grego) patageö = barulho, barulhento; e oinas = pomba; e do (latim) speciosa, speciosus, species = esplêndido, bonito, beleza. ⇒ Pombo barulhento esplêndido.
Conhecida também como pomba-carijó, pomba-divina e pomba-pedrês.
Mede cerca de 30 cm de comprimento. O macho possui as penas do pescoço de coloração metálica, dando-lhe uma aparência escamosa e a fêmea apresenta o pescoço marginado de preto, com pouco reflexo metálico.
Não possui subespécies.
Constrói um ninho fraco de gravetos, em formato de plataforma, variando de 1 a 18 m de altura. Põe 1 ovo branco.
Comum na copa de florestas densas, capoeiras altas, florestas de galeria e campos com árvores esparsas. Vive geralmente solitária ou aos pares no alto de árvores, pousada principalmente nos ramos mais expostos.
Presente em regiões quentes de quase todo o País, com exceção de uma extensa área do Nordeste. Encontrada também do México à Argentina.